Cores para casa: como escolher as melhores opções
A escolha das cores para casa vai além da estética, influenciando no conforto térmico, percepção do espaço e bem-estar dos moradores. As cores podem ser usadas estrategicamente para criar diferentes sensações, como tranquilidade ou energia.
Se você quer transformar seus espaços e escolher a paleta perfeita, confira o nosso guia a seguir.
- Qual é a melhor cor para pintar dentro de casa?
- Dicas: como escolher as melhores cores para casa
Qual é a melhor cor para pintar dentro de casa?
Não há como definir apenas uma cor adequada para dentro de casa. A melhor escolha depende de fatores como iluminação, metragem do cômodo e efeito desejado.
Entre algumas das indicações são:
- branco, bege, cinza e off-white: ideais para promover sofisticação e praticidade, além de serem fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração e criar ambientes iluminados e espaçosos;
- rosa-claro, verde-camomila e lilás: podem criar ambientes tranquilos, suaves e versáteis;
- vermelho, laranja e amarelo: são indicados para áreas de convivência, como salas de jantar, e transmitem energia. Por isso, devem ser utilizadas em equilíbrio com outras cores para garantir o bem-estar;
- tons terrosos, terracota e verde-oliva: transmitem aconchego e equilíbrio, remetendo a conexão com a natureza para oferecer bem-estar. Podem ser usados em diferentes ambientes;
- verde e azul: ideais para promover mais tranquilidade, favorecendo a concentração e relaxamento, por isso, são indicados para quartos e salas de estar.
Dicas: como escolher as melhores cores para casa
Para facilitar a escolha de novas cores para o seu lar, preparamos quatro dicas. Confira:
Considere a funcionalidade de cada ambiente
Cada cômodo possui um propósito diferente e a paleta de cores deve reforçar essa funcionalidade.
Para quartos, invista em tons suaves, como azul e verde-claro, assim como bege. Essas cores são ideais para momentos de descanso. As salas de estar e jantar podem receber cores mais vibrantes, como tons terrosos e quentes, como laranja e amarelo, para estimular a interação.

Para cozinhas, opte por tons claros e frescos, como branco, cinza ou azul, pois trazem a sensação de limpeza. Já para o escritório, selecione cores que auxiliam na concentração, como verde e azul-escuro.
Considere a iluminação e tamanho do espaço
A cor pode alterar a percepção de tamanho dos cômodos. Por isso, antes de selecionar novas cores, é preciso entender como elas devem afetar a profundidade do ambiente.

Ambientes pequenos ficam mais amplos com tons claros e neutros, enquanto espaços grandes podem ganhar mais aconchego com cores mais escuras. Uma técnica interessante é utilizar uma cor mais escura em somente uma parede para criar profundidade.
Teste antes de pintar
Antes de realizar uma mudança completa, procure testar tons diferentes nos ambientes. A iluminação, seja natural ou artificial, é um elemento que altera a percepção da cor e deve afetar a sua decisão final.
Procure por ferramentas digitais, como simuladores de pintura, para te ajudar a entender como ficaria a cor aplicada no ambiente. Entre as opções mais conhecidas estão:
- Suvinil – Teste sua Cor.
- Coral – Visualizer.
Procure por acabamentos diferentes
Além de escolher uma nova cor, é necessário selecionar um acabamento específico. Algumas opções disponíveis no mercado incluem:
- Acetinado: acabamento sofisticado, levemente brilhante e fácil de limpar.
- Fosco: ideal para esconder imperfeições e trazer um toque mais elegante.
- Semi-brilho: mais resistente, indicado para áreas de maior circulação.
Conheça mais conteúdos do blog da Vínculo Imóveis
Agora que você já sabe como escolher as melhores cores para casa, o que acha de continuar explorando dicas para deixar seu lar mais aconchegante? No
blog da Vínculo Imóveis, você encontra conteúdos sobre decoração, organização e tendências para transformar cada ambiente com praticidade e estilo.
Esse post foi útil para você? Compartilhe!