23 de fevereiro de 2022

Vai vender ou alugar? Saiba como preparar seu imóvel

Ao colocar o imóvel para venda ou locação, é preciso tomar alguns cuidados para atrair os melhores compradores/locatários e assim fechar o negócio mais rápido. Continue lendo para conferir algumas dicas de como preparar seu imóvel para vender ou alugar.


Para te guiar nesse processo, vamos separar o texto em três partes: preparando o imóvel; definindo o preço e divulgando o imóvel. Assim, você conseguirá se organizar melhor e não esquecer nenhum detalhe da preparação do seu imóvel.

Parte 1: Preparando o imóvel

Um imóvel bem apresentado fica muito melhor nas fotos e, consequentemente, se destaca entre os demais. Por isso, antes de tudo, avalie as condições do imóvel em busca de problemas que possam impactar negativamente na negociação do imóvel, como: trincas e rachaduras, mofos, paredes estufadas, vazamentos, canos e/ou caixas de gordura entupidos, tomadas e/ou lâmpadas que não estejam funcionando, entre outros. O estado de conservação do imóvel é um ponto muito avaliado na hora da visita dos interessados. Faça os reparos necessários para entregá-lo em bom estado ao futuro morador. 


Investir em itens de acabamento como a pintura e a troca de pisos, azulejos ou outros revestimentos que estejam quebrados ou trincados faz toda a diferença na hora de anunciar o imóvel. Dê atenção especial à limpeza e organização da casa; sabe aqueles remendos e gambiarras super feias e mal feitas? Essa é a hora de se livrar deles e providenciar reparos definitivos e mais bem acabados. Atente-se também, caso haja, à condição das plantas, vasos e grama antes de tirar as fotografias ou agendar as visitas.

Outro ponto importante a se avaliar antes de anunciar o imóvel, é colocar toda a documentação em ordem. Certifique-se que esteja tudo certo com os pagamentos, escrituras, contas e impostos para evitar possíveis dores de cabeça na negociação com o futuro comprador ou locatário.


Nessa fase, é importante colocar na ponta do lápis todos os custos relativos aos reparos do imóvel.

O montante investido nessa fase, impactará no valor final do imóvel.

Parte 2: Definindo o preço

Para definição do valor de negociação de um imóvel, além dos custos relativos à manutenção do imóvel, é necessário levar em conta uma série de variáveis como a metragem do imóvel, área construída, localização, entre outros. Se você pretende alugar ou vender esse imóvel para cobrir alguma dívida, ao menos alguma porcentagem do valor total dessa dívida pode ser incluída nesse cálculo, mas atente-se aos valores praticados pelo mercado para não definir valores muito acima ou muito abaixo da média. Pode não parecer, mas preços absurdamente baixos podem deixar os possíveis interessados com uma pulga atrás da orelha. Leve em conta também, diferenciais que possam valorizar o imóvel como: áreas de lazer, números de quartos, suítes e atrações ou transportes públicos nos arredores do imóvel. Para não errar, procure um corretor ou uma imobiliária de sua confiança e que tenha expertise para te orientar nesse processo.

Parte 3: Divulgando o imóvel

Tudo certo com o imóvel, preço definido, chegou a hora de tirar as fotografias e divulgar seu imóvel.

Lembre-se! Você tem que mostrar às pessoas como o seu imóvel reúne a melhor relação custo-benefício para se comprar ou alugar. Por isso, mostre os atrativos do seu imóvel em ângulos que valorizem esses atrativos. Para isso, faça uma lista dos pontos fortes de cada um dos cômodos do seu imóvel; não faça uma lista muito longa, eleja no máximo três itens para cada cômodo. Com essa lista você saberá exatamente o que deve mostrar e valorizar em cada cômodo. Por exemplo, se o quarto principal é um cômodo espaçoso e com uma sacada com uma bela vista da cidade, suas fotos desse cômodo devem evidenciar esse espaço e as fotos da sacada devem ser tiradas em momentos que valorizem a vista. Confira esse artigo ou pesquise pela internet por “técnicas de composição fotográfica” para aprender como tirar fotos melhores.

Outra dica importante é pensar no público-alvo do seu imóvel. Encare a realidade! Seu imóvel não é para todo mundo. Mas calma! Isso é uma boa notícia. Agora você poderá focar no público que realmente tem interesse no imóvel que você está anunciando e assim, as chances de encontrar pessoas realmente dispostas a fechar o negócio serão muito maiores. Ter uma ideia do público ideal para o imóvel que você está anunciando, vai te ajudar bastante na hora de fotografar o seu imóvel e descrevê-lo nos anúncios online. É um bom começo tentar pensar nas suas próprias características: idade, estado civil, onde mora, estilo de vida, objetivos e porque esse imóvel atende às suas necessidades. Ter isso claro também será útil para ajudar os corretores a buscarem um perfil específico de público para criar os roteiros de visitação. Aliás, nessa etapa é fundamental contar com uma imobiliária ou corretor de confiança para uma divulgação e negociação mais efetiva.

Seguindo todos esses passos, certamente seu imóvel será vendido ou alugado muito mais rápido! Você pode sempre contar com a expertise da Vínculo Imóveis para te ajudar em todo o processo.

Fale com a nossa equipe

Esse post foi útil para você? Compartilhe!

Mulher pintando uma parede
Por Bruno Leandro 27 de março de 2025
A escolha das cores para casa vai além da estética, influenciando no conforto térmico, percepção do espaço e bem-estar dos moradores. As cores podem ser usadas estrategicamente para criar diferentes sensações, como tranquilidade ou energia. Se você quer transformar seus espaços e escolher a paleta perfeita, confira o nosso guia a seguir. Qual é a melhor cor para pintar dentro de casa? Dicas: como escolher as melhores cores para casa
Por Bruno Leandro 26 de março de 2025
Confira quais são as principais dicas para aplicar quando for comprar o seu primeiro imóvel. Saiba mais!
17 de fevereiro de 2025
Entenda quais são os principais tipos de financiamento imobiliário e qual o mais ideal para você. Leia a seguir.